Cirurgia de Pedra na vesícula

Colecistectomia

A cirurgia de vesícula biliar, comumente conhecida como colecistectomia, é um procedimento cirúrgico destinado à remoção da vesícula biliar.

Anatomia da vesícula biliar

Quando a cirurgia é indicada?

A indicação para a cirurgia de vesícula biliar ocorre principalmente quando há a presença de cálculos biliares, conhecidos como pedras na vesícula, inflamação ou até neoplasias (pólipos ou câncer). Essas condições podem ser identificadas por meio de exames e de imagem.

O que é a cirurgia de pedra na vesícula?

A cirurgia de vesícula biliar, ou colecistectomia, é um procedimento que visa a retirada da vesícula biliar. Este pequeno órgão desempenha um papel no armazenamento e concentração da bile produzida pelo fígado, que é essencial para a digestão de gorduras e das vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K), bem como no equilíbrio da microbiota intestinal.

Colecistectomia 2.png
Colecistectomia 2 copiar.png
Imagem que representa um médico realizando o procedimento de videolaparoscopia

Como Funciona a Cirurgia de Vesícula Biliar?

A cirurgia de vesícula biliar pode ser realizada de duas maneiras principais:

• Cirurgia aberta e cirurgia minimamente invasiva (videolaparoscopia ou robótica)]com o paciente sob anestesia geral.

• A cirurgia por vídeo, atualmente, é o padrão- ouro para o tratamento da pedra na vesícula, sendo preferida devido à sua menor invasividade e recuperação mais rápida, menos dor no pós- operatório e retorno mais rápido às atividades habituais e academia;

• enquanto a cirurgia aberta envolve um corte na região abdominal, com um período de recuperação maior, mais dor no pós- operatório e maior risco de complicação com hérnia incisional.

O pós-operatório da cirurgia de vesícula biliar pode variar, mas geralmente inclui um período de internação de um dia (alguns pacientes conseguem receber alta no mesmo dia da cirurgia).

Após a alta a recuperação em casa também é rápida, em torno de 7 dias o paciente já pode dirigir, realizar atividades cotidianas de casa e depois de 14 dias, retorno para o trabalho, atividade física, vida sexual, ou seja, vida normal.

As possíveis complicações envolvem distúrbios pulmonares, infecção na cirurgia, hemorragias e fístulas. No entanto, a cirurgia é altamente eficaz, proporcionando alívio a até 90% dos pacientes